A intenção deste projeto é educar para o movimento consciente, possibilitando uma melhor qualidade de vida, prevenido problemas posturais futuros.
A clientela da escola compõe-se principalmente de alunos de classe média, e outros de classe mais baixa. A comunidade escolar não apresenta rotatividade, pois a maioria já se fixou no bairro e os pais participam ativamente das atividades desenvolvidas na escola. Ponto este, positivo para o desenvolvimento do projeto, pois garante o seu sucesso e sua permanência na escola.
Com relação ao rendimento escolar, no ano de 2011 a escola apresentou média no IDEB de 6,0 a uma meta projetada de 6,3 para este mesmo ano. Para 2013 a meta projetada do IDEB é de 6.5. Na Provinha Brasil o nível atingido no final do ano foi 04. Neste ano, na primeira avaliação realizada pela Provinha Brasil, o desempenho médio dos estudantes atingiu o nível 03. Com relação à taxa de aprovação no Ensino Fundamental a escola atingiu 97,8 %.
Para caracterizar a comunidade à qual pertencem nossos alunos foi elaborada uma pesquisa a três anos, utilizando-se de questionários, onde foram abordados vários temas considerados de relevância para a construção do Projeto Político Pedagógico. Diante dos dados levantados, percebe-se que a clientela da escola compõe-se principalmente de alunos de classe média, e outros de classe mais baixa. A comunidade escolar não apresenta rotatividade, pois a maioria já se fixou no bairro, garantindo um trabalho organizado. A maioria dos pais participam das atividades e reuniões oferecidas pela escola.
Especificamente à aplicabilidade do projeto, a equipe que se propõe a desenvolvê-lo compõe-se de uma professora de Educação Física (graduada em licenciatura plena pela UNICENTRO e especialista em Educação Física Escolar pela UFPR, apresentando uma experiência profissional de 6 anos na rede privada e outros 4 pela rede municipal de ensino de Curitiba); uma professora que atua como regente do 4º ano, graduada em Pedagogia pela ULBRA de Canoas e Tecnóloga em Processamento de Dados pela Faculdades Santa Cruz de Curitiba, pós-graduada em Desenvolvimento de Jogos pela UNICENP e cursando Pós-graduação em Pscicopedagogia e Educação Especial pela Faculdade Bagozzi, possui 07 anos de experiência na área de tecnologia educacional e 2 anos como professora na rede municipal de Curitiba e uma professora que atua no laboratório de Informática, com graduação e licenciatura plena na área de Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, pós-graduada pela Faculdade Tupi no curso de Educação Especial, possuindo 19 anos de experiência na área da educação na rede privada e municipal de ensino.
Desta forma, o projeto será desenvolvido sob a ótica interdisciplinar em consonância com o Projeto Político Pedagógico, que vem de encontro ao desafio da unidade que é o desenvolvimento global do aluno, quanto ao corpo, pensamento, ações, senso crítico, responsabilidade, respeito de si e ao próximo, sentimentos de cooperação, cuidado e integração com todas as pessoas com as quais convive e se relaciona.
Nossa proposta pretende dar continuidade ao trabalho desenvolvido em 2011, que teve como objetivo primordial orientar o corpo docente e discente sobre a importância dos cuidados com a postura, contendo pautas sobre as posturas menos agressivas ao desempenhar diferentes atividades corporais, como também corrigindo aqueles que apresentavam vícios posturais deletérios à estrutura corporal.
As metas do projeto anterior foram amplamente atingidas, sendo que um dos pontos mais significativos foram as mudanças comportamentais e de atitude postural das crianças, principalmente com relação à postura sentada. Antecedente ao processo de intervenção, os alunos apresentavam vícios altamente prejudiciais, tais como: postura cifótica, protusão dos ombros, projeção dos ísquios à frente, aproximação medial de joelhos (joelho valgo), e pés em abdução. Gradativamente os alunos foram incorporando as orientações relacionadas à postura sentada na sala de aula, apresentando uma mudança de comportamento, desenvolvendo a capacidade de se auto-avaliar, na condição mais íntima da consciência do ser.
Diariamente eram realizados exercícios de alongamento após o recreio escolar, o que contribuiu para o reequilíbrio do tônus postural, desenvolvendo a flexibilidade e consciência corporal dos estudantes, reduzindo as queixas de dores nas costas durante o período em que as crianças permaneciam na posição sentada.
Foram realizadas avaliações posturais, com a finalidade de detectar precocemente possíveis alterações posturais e o peso da mochila escolar foi verificado e, a partir desse ponto, foram encaminhados os casos para tratamento especializado e alertado os pais e professores envolvidos.
Ao avaliar o peso da mochila em dois momentos distintos (início e fim do processo), evidenciou-se uma redução considerável na carga transportada pelas crianças, indicando um “estado” de conscientização dos mesmos. Ainda com relação às mochilas, observou-se que as alças passaram a ser ajustadas de acordo com as orientações estabelecidas.
Considerando os positivos resultados obtidos, e por tratar-se de uma ação educativa contínua e multidisciplinar, pretendemos ampliar as intervenções e discussões sobre o tema. Neste aspecto, propomo-nos aprofundar o trabalho profilático neste contexto educacional. Entretanto, as ações educativas a qual nos reportamos, não cabem ao reducionismo da simples transmissão de informações, mas sim um processo contínuo de (re)construção do conhecimento, em uma possível tentativa de influenciar positivamente os nossos alunos, na aquisição de hábitos posturais adequados.
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